domingo, 11 de agosto de 2013

Tradição Druídica Waloniana

Tradição Druídica Waloniana



É de longa data que Walonom percorre um caminho único, unindo fortes elementos Recon e Druidistas, mas nunca sendo só um ou só outro. Quando começamos os trabalhos de Walonom não se tinha grande acesso à internet ( 2001) e havia poucas pessoas do meio no Brasil, isso fez com que nos mantivéssemos isolados por anos e anos, criando assim, por instinto o que chamamos por todo este tempo de Tradição Avaloniana ( do conhecimento de todos, inspirados pelo mito de Avalon, um dia nos unimos).

No entanto por algum motivo ainda desconhecido de todos de Walonom o termo Avaloniano foi de pronto rejeitado e causava muitos mal entendidos, graças aos nossos esforçoes e trabalho, fomos sendo aos poucos reconhecidos como um grupo legítimo e de boa índole. No entanto o fantasma do termo voltava hora ou outra, e da última vez que surgiu nos trouxe problemas mais sérios.

Por mais de um ano foi discutido formal e informalmente a possibilidade de nos tornarmos Reconstrucionistas, mas não queríamos perder a flexibilidade onde havíamos nos criado. Pensamos em nos assumirmos como Druidismo, mas não tínhamos a envergadura deste e sempre fomos contra a limitação do termo. Nos mantivemos Tradição Avaloniana, mas algo ainda haveria de acontecer...e assim foi feito.

Após o III EBDRC fomos colocados próximos dos irmãos que até então não passavam de letras e pensamentos cibernéticos, sentimos seus corpos, olhamos seus olhos e ouvimos suas vozes, e tudo isso nos jogou em um mar de possibilidades e transformações.

Não víamos mais o termo druidismo como algo limitante, agora o Druida tomara  forma de símbolo e com um novo significado. Após todas as indagações que surgiram neste encontro maravilhoso, pudemos nos sentir aquecidos na fogueira e ter coragem de cortar na própria carne por um bem maior, e o Avaloniano embora seja visto com carinho e muito amor, não nos serve mais, assim renomeamos nosso modo de trabalho como “ Tradição Druídica Waloniana “.

Com isso mantemos a flexibilidade que prezamos muito, ainda mesclando elementos Reconstrucionistas e do Druidismo, não seremos vistos com olhos tortos pelos mais xiitas ( sejam de qualquer das sendas célticas). Com isso assumimos que de uma vez por todas nosso papel na comunidade céltica brasileira como criadores de um novo caminho céltico, válido, belo, pleno e completo. Hoje nos enquadramos portanto no Druidismo de forma geral.


Outra coisa que veio, foi uma reformulação do trabalho da Ordem, pondo ponto final na separação do que um dia foi uma coisa só, assim o antigo Bosque Walonom ( saído da Ordem Walonom) passa a se chamar “Bosque Fonte das Macieiras”.

1 comentários:

  1. Achei interessante o tema,mas é somente mais um rotulo usado, é somente nosso, para designar algo com sua variações na nomenclatura.
    Vem de séculos ou até milênios essa separação do ser humano,uma tendência egoísta de criar o que já existe.
    Devemos nos ater a não forma, pois desta maneira poderemos entenderemos o sentido místico do espiritual...

    ResponderExcluir