quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Irish Fellas - Música celtica Porto Alegre



Minha alma Celta ama cerveja, mas meu corpo a rejeita, não tem jeito, é uma relação complicada demais, em geral evito o sagrado líquido amarelo substituindo por um doce vinho, no entanto há vezes que minha ancestralidade vence e enjoo deleito-me com o amargo da loirinha.
Frequento pouco os pubs aqui de Porto Alegre, alguns são pulgueiros (Druid), outros são inverninhos(John Bull) ou esnobes demais(Mulligan), fico em casa cazamiga bebendo pinga vinho.
Havia uma banda maravilhosa que me levaria à qualquer pub, mesmo que não fosse um pub de verdade, o Tradisons, mas nunca mais ouvi falar deles (embora tenha dançado vestido á caráter em uma de suas apresentações), aí morria minha força, voltando a ouvir somente folk internacional, os clássicos que qualquer iniciante em música céltica conhece. Mas uma amiga me indicou a banda a seguir para eu avaliar conhecer, vejam:



Qualquer coisa nova que tenha a palavra CELTA em geral trás um monte de gente para me perguntar se aquilo é Celta mesmo, e este foi o caso do Irish Fellas. Fiquei surpreso com a qualidade e o amor que vi no vídeo( ok, é meio fresco, mas gosto quando vejo amor nas coisas), eles tocam em vários lugares que eu  não tenho dinheiro tempo de frequentar, mas agora vou fazer uma força imensa para ir, preciso ver ao vivo ( na verdade fantasio com eles tocando num ritual, cheio de panos e cisnes selvagens à minha volta).

Gostaria imensamente que conhecessem o trabalho deste pessoal que além de lindos são gaúchos, ou seja, uma nova alternativa para a celtaiada aqui do sul, vou colocar algumas informações que roubei obtive do face da galera:
Fundada em
março de 2011


Gênero
Irish Tradicional Music


Membros
Caetano Maschio Santos - Bandolim, Bandolim Tenor, Banjo Tenor e Tin Whistle
Victor De Franceschi - Violão
Renato Muller - Gaita Ponto


Natural de
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Descrição
O duo "Irish Fellas" surgiu da iniciativa de Caetano Maschio Santos (bandolim, octave mandolin, tin whistle) após uma curta temporada morando em Wicklow County e viajando pelo litoral sul da Irlanda. De longa data um admirador da música irlandesa e de tradição celta, voltou de lá com material didático, instrumentos e a experiência de ter presenciado ao vivo as sessões tradicionais nos pubs e nas ruas.

Amigo de longa data e também possuidor da experiência de morar nas ilhas britânicas, Victor De Franceschi (violão folk) assumiu o espírito irlandês e se tornou a sustentação harmônica sobre a qual se desenvolvem os temas do conjunto.

Trazendo um dos instrumentos irlandeses mais tradicionais, a gaita-ponto, Renato Muller passou a integrar o projeto em 2012 adicionando novas sonoridades e cores para o conjunto, não deixando as tradições irlandesas de lado.

Os Irish Fellas apresentam temas típicos instrumentais e cantados das "sessions", cuja sonoridade remete fortemente à paisagem do cotidiano dos irlandeses, seus costumes, hábitos e traços característicos.

Devo admitir que me senti nas nuvens ouvindo o pessoal, segue os contatos deles:




Vou até comprar umas cervejas !!!! Me aguarde Irish Fellas.


4 comentários:

  1. Respostas
    1. Bora então??? Só me nego a entrar no Mulligan, sou da plebe celta nao da elite....

      Excluir
  2. Opa.. Fiquei curioso com teu ultimo comentário. Quais outros lugares de 'plebe cleta' que indicas?! :D

    ResponderExcluir
  3. Muito bom...gente. Sou de Porto Alegre também....pagã, amo a cultura celta principalmente no que diz respeito a espiritualidade, à sacralidade da natureza. A música celta é brilhante, expressiva e cativante...GRUDA NA GENTE!.Só não curto a cerveja...mas sim um pouco de vinho...do bom tinto. SAUDADES

    ResponderExcluir